Por Que tenho mais Acne durante o Verão? Como Controlar esse Surto


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

É extremamente normal as pessoas terem mais acne durante o verão e há mais de um motivo que leva a isto sendo eles: a exposição ao sol, a umidade e o calor. Mas, assim como há mais de um motivo, há também mais de uma conduta que você pode tomar para que esses surtos não sejam tão recorrentes.

Veremos então, a explicação para os motivos desses surtos, desmistificando alguns mitos e dando algumas dicas e produtos que você pode usar durante esse período para te ajudar a manter uma pele bonita e saudável.

MOTIVOS QUE AUMENTAM A FORMAÇÃO DA ACNE NO VERÃO

A EXPOSIÇÃO AO SOL

Primeiramente, vamos acabar com um mito que muitos acreditam, o de que o sol seca a espinha. Essa ideia, inclusive, de que o sol vai te ajudar a se livrar da espinha é uma razão da piora da sua acne durante o verão. Isto porque, muitas pessoas na primeira oportunidade vão correndo lá fora se bronzear, acreditando que agora é hora de se livrar daquela espinha que está bem no meio do rosto.

Mas, expor o seu rosto ao sol irá além de envelhecer a sua pele, piorar a sua acne. Ou seja, não há nenhum beneficio em tomar sol no rosto, nem a longo nem a curto prazo.

Mas, então por que várias pessoas juram de pé junto que o sol seca a espinha e elas vem essa melhora? Essas pessoas não estão mentindo, e elas realmente vem uma correlação entre a exposição da acne ao sol e a melhora dela, no entanto, a resposta não é assim tão simples.

Logo após a exposição ao sol, há uma maior produção de melanina, já que esse é justamente o mecanismo de defesa do nosso corpo. Assim, este bronzeado reduz a aparência das manchas, deixando elas menos visíveis na pele mais escura, e faz com que de uma impressão de que a nossa pele está mais saudável.

O sol deixa a pele mais seca e reduz a produção de sebo, no entanto, este efeito é somente temporário. O que realmente acontece é que a luz solar causa ressecamento e desidratação da pele, o que induz à uma maior produção de sebo e uma ocorrência maior de surtos de acne.

Por isso que quando muitas pessoas dizem terem certeza de que a exposição ao sol seca as espinhas, elas não estão totalmente erradas, inclusive foi por isso que nasceu esse mito. Logo após tomar sol, você realmente irá ver uma melhora, já que sua pele estará mais seca. Mas, este é o problema, porque como a sua pele está mais seca, ela irá produzir mais sebo com o tempo, levando ao aparecimento de mais acne.

Esse não é o único motivo dos surtos de acne durante o verão. Até porque algumas pessoas se protegem e ficam longe do sol, mas mesmo assim aumentam significativamente os surtos de acne.

O CALOR E A UMIDADE

O calor e a umidade são também um dos motivos para o aumento de surtos.

O suor provocado por esses dois fatores faz com que todo esse excesso de óleo combine com as sujeiras do dia a dia, com o filtro solar e as bactérias que naturalmente se encontram na sua pele, causando a obstrução dos poros da pele. Inclusive, por esse motivo, se você é uma pessoa que gosta de se exercitar, você também esta mais propensa a enfrentar o aparecimento de mais acne.

Essas informações podem soar extremamente negativas, e dependendo fazer você pensar em até deixar de se exercitar ou evitar de se divertir durante o verão por causa disso. Mas, assim como a maioria dos problemas, há diversas maneiras de combatê-lo também. Vejamos, então, quais comportamentos podem ter uma diferença significativa para ter uma pele melhor:

DICAS PARA CONTROLAR O SURTO DE ACNE DURANTE O VERÃO

USE PROTETOR SOLAR

O uso do protetor solar é de extrema importância, isso porque a exposição ao sol deixa marcas escuras na pele e essa pigmentação pós-inflamatória são muito difíceis de tratar.

Muitas pessoas, no entanto, deixam de utilizar o protetor solar já que sentem que sua pele fica mais oleosa com ele, então deve-se escolher protetores solares indicados para pele oleosa. Boas indicações, para quem sofre com acne, são: ROC oil control; VICHY toque seco, LA ROCHE POSAY Anthelios antioleosidade; EPISOL SEC e SKINCEUTICAL Oil Defense.

EVITE TOCAR NO SEU ROSTO

Um dos maiores problemas ocorre quando as pessoas percebem quão oleosa as peles delas estão e acabam por piorar  já que tendem a tocar ainda mais na pele, seja para arrumar a maquiagem, retirar o excesso de óleo com toalhas e manga da camisa ou até mesmo ficar sentindo as espinhas em crescimento. O problema é que com isso introduzimos novas bactérias e óleos no rosto, além de acabar irritando a pele.

NÃO TOME SOL DIRETAMENTE NO SEU ROSTO E HIDRATE A SUA PELE

Como já dito anteriormente, o sol  causa ressecamento e desidratação da pele, o que induz uma maior produção de sebo, deixando a sua pele mais oleosa e mais propensa a acne. Contudo, muitas vezes mesmo você não tomando sol diretamente no rosto, o dia a dia no calor do verão pode vir a causar esse ressecamento mesmo assim, então deve sempre manter a pele hidratada.

Ao contrário do que muitos acreditam, hidratar a pele não significa que você irá deixá-la mais oleosa. No entanto, evite hidratantes para o rosto que são em forma de cremes se você tem tendência à acne, e opte por hidratantes em gel, uma opção, por exemplo, é o hidrante Vichy mineral 89.

TOME BASTANTE ÁGUA

O calor do verão já faz as pessoas transpirarem muito mais e é muito mais fácil ficar desidratados nesse período do ano. Além de ser importante para manter seu organismo funcionando bem, a melhor fonte de hidratação para nossa pele é a natural, assim além da pele hidratada ser fundamental para uma melhor absorção de produtos (inclusive os medicamentos tópicos usados para a acne), a sua pele ficará com um maior viço.

LAVE SEU ROSTO COM SABONETE NEUTRO

Lavar as áreas problemáticas com sabão neutro de 2 (duas) a 3 (três) vezes ao dia é um hábito fundamental, principalmente após exercício físico ou qualquer atividade que faça você suar. Mas, lembre-se que lavar mais de três vezes ao dia pode, inclusive, dar efeito ao contrário ao pretendido, então não exagere.

MEDICAMENTOS TÓPICOS

Só porque há uma maior exposição ao sol durante o verão, não significa que você não pode fazer uso de medicamento tópicos para o controle da sua acne. Inclusive, o tratamento da acne solar é o mesmo da acne comum. Mas, deve sim ter um cuidado redobrado nesse período, isso porque muitos ácidos utilizados não podem ser expostos à luz solar, e outros por serem muito agressivos, deixam a pele mais sensível e não são recomendáveis durante o verão.

Recomenda-se o uso de produtos que não sejam fotossensibilizantes como o ácido azeláico, o ácido glicólico, o ácido salicílico e o peróxido de benzoíla. No entanto, este último, mesmo não sendo fotossensibilizante, não é aconselhável usar durante o dia, somente no período da noite, retirando o produto pela manhã.

O uso de medicamentos como os retinoideis não são proibidos, mas o cuidado deve ser maior, por isso o acompanhamento de um dermatologista é tão importante. Como este produtos pode deixar a pele bastante sensível, deve ser analisado tanto a frequência quanto a concentração antes do uso, além dos cuidados de tirar o produto pela manhã, não expor o rosto diretamente ao sol e usar protetor solar.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes